Formas de Ingresso


Escolha a que melhor se adapta em seu perfil!

Principais Dúvidas


O que é vestibular e como funciona?

O vestibular é um exame aplicado pelas Instituições de Ensino Superior públicas e privadas para selecionar candidatos aptos a ingressarem em cursos de graduação. As inscrições ficam abertas durante um período do ano e, depois, são aplicadas uma ou mais avaliações, on-line ou presencial, com datas e horários definidos pela universidade escolhida.

Para que serve o vestibular?

O vestibular é usado para testar e confirmar os conhecimentos gerais e específicos dos candidatos recém saídos do Ensino Médio, além daquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de realizar a prova quando mais jovens, mas ainda desejam ingressar no curso de graduação dos seus sonhos.

Quem pode fazer um vestibular?

Uma prova de vestibular pode ser feita por qualquer pessoa. Mas, para ingressar em um curso de graduação em uma IES é necessário já ter terminado os estudos e possuir o certificado de conclusão do Ensino Médio. Há os treineiros, que ainda não concluíram, mas já testam seus conhecimentos; e os vestibulandos do Encceja, jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada.

Quando posso fazer o vestibular?

Cada universidade possui um calendário independente para realização do vestibular: algumas uma vez ao ano (para os dois semestres letivos), e outras a cada semestre (para ingresso no semestre seguinte). Além disso, muitas adotam outros processos seletivos como formas de ingresso, como: o Vestibular Agendado, com data e horário de prova escolhidos pelo candidato; e ENEM, com a nota do Exame usada para ingressar na IES.

Qual é o tempo de duração do vestibular?

A duração do vestibular também fica a critério da Instituição de Ensino Superior que organiza e realiza a prova. De modo geral, pode ser feita em um ou dois dias, com duração média de quatro a cinco horas, no caso do Vestibular Tradicional.

Quais são as principais formas de ingresso da Módulo?

Presenciais

Para estudar na Módulo, é possível ingressar das seguintes formas, via processo seletivo: Prova On-line, Ingresso via ENEM, Prova Tradicional, Prova Agendada, ENCCEJA, Segunda Graduação e Transferência. Para facilitar o seu acesso ao ensino superior, todas as entradas oferecem bolsas de estudo que variam de 10% a 100% e opção de financiamento.

EAD

A Cruzeiro do Sul Virtual possui as seguintes formas de ingresso: Prova On-line, Prova Agendada, Ingresso via ENEM, ENCCEJA, Segunda Graduação, Transferência, Pedagogia para Licenciados e Formação de Professores. A instituição oferece diversas opções de processos seletivos e bolsas de estudo para facilitar o seu acesso ao ensino superior.

Há diferenças entre o vestibular agendado e o tradicional?

Sim! Ao escolher a Prova Agendada, o candidato opta por realizar o exame na unidade de sua escolha, no melhor dia e horário. Além disso, o resultado é imediato e existe a possibilidade de conquistar uma bolsa de até 50% em todo o curso. Na Prova Tradicional, a data é definida pela universidade e o candidato concorre a uma bolsa de graduação de 100% até o final do curso sem limite de vagas, bastando acertar 75% da prova.

O que é e como funciona o vestibular online?

O Vestibular On-line da Módulo permite que o candidato faça a prova pelo próprio computador ou dispositivo móvel. Além disso, dependendo do desempenho do candidato, é possível ainda conquistar uma bolsa de estudo de até 50%, de acordo com a nota.

A Módulo realiza vestibular de inverno ou de meio de ano?

A Módulo realiza várias edições dos processos seletivos durante o ano inteiro, para entradas no início e no meio do ano. Para ingresso na Cruzeiro do Sul Virtual, as inscrições ficam abertas durante o ano todo, que permite o acesso ainda mais facilitado aos cursos de graduação e em qualquer época do ano.

Fazer vestibular me garante uma bolsa de estudo?

Existem diversos programas que possibilitam ao candidato conquistar uma bolsa de estudo. Apenas o comparecimento no vestibular não garante a concessão da bolsa, porém, o benefício pode ser conquistado mediante a pontuação atingida na nota da prova, como: Bolsa Mérito Acadêmico, Bolsa Mérito Agendado, Bolsa Mérito Enem, Bolsa Mérito – Prova On-line e Encceja. Além dessas, há a Transferência e Segunda Graduação.

Como estudar na Módulo com descontos de até 100%?

Para estudar na Módulo com descontos de até 100%, o candidato pode ingressar via Bolsa Mérito Enem, na qual a bolsa é concedida proporcionalmente ao desempenho na prova. Ou por meio da Bolsa Mérito Acadêmico, na qual o estudante garante uma bolsa de estudo integral até o final do curso e sem limite de vagas ao fazer 75 pontos na Prova Tradicional.

Posso conseguir isenção da taxa de inscrição?

As Instituições de Ensino Superior da Cruzeiro do Sul Educacional não têm taxa de inscrição para nenhuma de suas formas de ingresso, com exceção apenas dos processos seletivos para a graduação em Medicina.

Como usar a nota do ENEM no vestibular?

Conforme a pontuação atingida no ENEM, o candidato tem a oportunidade de conquistar uma bolsa de estudo de até 100%, desde que tenha realizado o Exame de 2010 até os anos posteriores. A Bolsa Mérito ENEM é concedida de forma proporcional ao desempenho do estudante no Exame e vale durante todo o curso de graduação.

A nota do Encceja vale para o ensino superior?

O ENCCEJA concede bolsas de estudo a jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. Para garantir descontos de até 50% válidos durante todo o curso, basta tirar nota igual ou superior a 5 na redação. Para ingressar são consideradas as notas a partir de 2010.

Quais são as diferenças entre o ENEM e o vestibular?

Na Bolsa ENEM não é necessário fazer prova, o candidato tem a oportunidade de conquistar bolsas de estudo de 30% a 100% de desconto, válidas durante toda a graduação, a depender de seu desempenho no Exame. Na Prova Tradicional, o candidato realiza a prova presencial e concorre a bolsas de estudo de até 100% de desconto para cursos de graduação até o final do curso.

Existem vestibulares que não usam o ENEM?

Sim. As formas de ingresso que não utilizam a nota do ENEM são a Prova Tradicional, Prova On-line, Prova Agendada, ENCCEJA, Segunda Graduação e ingresso via Transferência.

Espaço do Candidato

Acompanhe aqui sua inscrição, resultado, editais e muito mais.