Avaliação Institucional

Instrumento de melhoria da educação superior


O que é?
A avaliação institucional é um processo de pesquisa e de comunicação que visa proporcionar uma reflexão contínua e revisar permanentemente a atuação da Instituição, tendo em vista o alcance de sua missão, de seus objetivos e o aprimoramento da qualidade institucional.

Por que avaliar?
Esse processo objetiva identificar fatores que interferem positiva ou negativamente no desempenho da Instituição, fornecendo subsídios para a compreensão da realidade institucional, favorecendo as gestões acadêmica e administrativa.
A partir de 2004, a Avaliação Institucional passou a ser uma exigência do Governo Federal, por meio da Lei nº 10.861, de 14/04/04, que implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

O que é SINAES?
O SINAES é parte de uma política de governo voltada à Avaliação da Educação Superior.
É um sistema de avaliação global e integrado das atividades institucionais, composto por:
• Avaliação Institucional (AVALIES) – Avaliação interna (CPA) e avaliação externa (MEC);
• Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG);
• Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE).

O que é CPA?
A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, composta por representantes de alunos, professores, profissionais técnico-administrativos da Instituição, egressos e membros da sociedade civil que, conforme Art. 11 da Lei 10.861, tem “as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP…”

Quais são os membros que compõem a CPA?
Coordenadora
Profa. Ma. Terezinha Lopes da Silva Zangrande

Representantes do corpo docente
Profa. Ma. Sandra da Silva Mitherhofer
Profa. Dra. Shirley Cabarite da Silva

Representantes do corpo discente
Srta. Letícia Batista da Silva
Sr. Gabriel Nepomuceno Sant’ana de Faria

Representantes do corpo técnico-administrativo
Srta. Gislene Guimarães Pereira
Srta. Tiffany Emanuele Batista dos Santos

Representantes da sociedade civil
Srta. Gisele Maia Rocha
Sra. Maria Vilma de Almeida Leite

Representantes de Egressos
Sr. Phellipe Allan de Mello
Sra. Erika Cristina Gobbi Bueno Hadura Orra

Quais são os processos / projetos conduzidos pela CPA?
A autoavaliação compõem-se dos seguintes processos:
• Avaliação do Planejamento (cursos presenciais).
• Avaliação do Clima Organizacional.
• Avaliação do Ensino de Graduação (cursos presenciais).
• Avaliação com os Egressos (graduação presencial).
• Relatórios de Autoavaliação Institucional.

 

O que fundamenta e orienta tais processos? Como se realizam?
A fundamentação teórico-metodológica do processo autoavaliativo do Centro Universitário Módulo ancora-se nos paradigmas: crítico-dialético, empírico-analítico e socioantropológico, os quais definem seus procedimentos metodológicos.
Os paradigmas citados indicam ações nas abordagens:
Quantitativa: que consiste na aplicação de instrumentos avaliativos centralizados nos conceitos / medidas (notas).
Qualitativa: que consiste em obter opiniões, informações, sugestões, avaliações por meio de ações específicas centralizadas no diálogo ou em colocações livres.
Tais abordagens interagem na análise e elaboração dos resultados finais dos projetos e ações realizados no processo autoavaliativo.

Por que a minha participação é importante?
A autoavaliação institucional é a oportunidade ideal de contribuir para a transformação e melhoria da realidade institucional, em busca da excelência no processo de ensino-aprendizagem e da qualidade dos serviços educacionais.

Principais melhorias conquistadas:
• Canteiro de Obras.
• Reconstrução do Bloco I.
• Biblioteca Online Integrada.
• Biblioteca aberta com amplo horário de atendimento, em período letivo.
• Livre acesso e facilidades a todas as bibliotecas do sistema.
• Balcão de Atendimento Acessível.
• Condições de acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
• Rede Wireless.
• Expansão dos softwares e equipamentos.
• Expansão das salas de aula.
• Climatização.
• Projetores.
• Vestiário técnico-administrativo.
• Cursos de Extensão de diversas temáticas.
• Bolsas e Programas.
• Parcerias em benefícios dos alunos.
• Participação de alunos em Congressos.
• Publicações de Trabalhos.
• Iniciação Científica.
• Programa de Monitoria.
• Intercâmbios Internacionais.
• Visitas técnicas.
• Livre acesso e facilidades a todas as bibliotecas do sistema.
• Mobilidade Acadêmica.
• PIBEX – Programa de Iniciação a Extensão.
• Nivelamento nas diferentes áreas de estudos.
• Acessibilidade.
• Programa de Nivelamento.
• Pós-Graduação.

Como e onde consultar os resultados produzidos pela Avaliação Institucional?
Os resultados gerais dos processos / projetos avaliativos podem ser consultados nos links específicos a seguir:
• Avaliação do Clima Organizacional 2018. Clique aqui.
• Avaliação do Ensino de Graduação Presencial – 2019. Clique aqui.
• Avaliação do Ensino de Graduação – ERSE 2020. Clique aqui.
• Avaliação do Planejamento da Graduação Presencial–2021. Clique aqui.
• Avaliação com os Egressos da Graduação Presencial. Clique aqui.

Mais informações:
Localização: 1º andar do bloco I, no campus Martim de Sá
Telefone: (12) 3897-2044
E-mail: cpa@modulo.edu.br