Semana Nacional sobre a pessoa com Deficiência intelectual e múltipla

setembro 2019

Como acontece em todos os anos, a Federação Nacional das APAES (FENAPAES) realizou, dos dias 21 a 28/09, a semana de conscientização sobre a pessoa com Deficiência intelectual e múltipla. O evento desse ano, teve uma vasta programação entre atividades culturais, palestras e mesa redondas com participação dos pais dos alunos, profissionais ligados à área e autoridades locais.

O evento terminou com uma passeata, cujo o lema este ano foi: “Passos comprometidos com a dignidade das pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, sendo o tema: Família e pessoas com deficiência protagonistas na implementação das políticas públicas.

O tema em questão, remete aos primórdios do Movimento Apaeano, iniciado em 1954, quando a primeira APAE foi criada na cidade do Rio de Janeiro, por iniciativa das famílias e amigos das pessoas com deficiência. Prestes a completar 64 anos, hoje essa rede conta com 2.178 APAES em todas as regiões do país, atuando por meio do protagonismo das famílias e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A caminhada-2019 percorreu as ruas centrais da cidade, saindo da unidade da APAE, localizada no bairro Indaiá no centro, indo até a praça Cândido Mota. Todo o percurso foi acompanhado pela encantadora banda da EE ISMAEL IGLESIAS, localizada no bairro Barranco Alto, Caraguatatuba. Na praça, o público prestigiou as apresentações de dança dos alunos da APAE, onde a banda convidada, abrilhantou o evento com um repertório musical cativante.

Para o Centro Universitário Módulo, é muito importante este tipo de homenagem, sendo um privilégio se fazer presente em um evento relevante como este, pois o compromisso da Instituição enquanto IES, é proporcionar aos nossos alunos, direta e indiretamente, experiências educacionais relevantes.

Da mesma forma, a escola EE Thomaz Ribeiro de Lima, participou do evento com as professoras do atendimento Educacional Especializado e das salas de Recursos que atendem os alunos com deficiência intelectual e surdez.

Apresentação de dança dos alunos da APAE.

Apresentação Banda da escola Ismael Iglesias.