TCC de Jornalismo recebe premiação nacional

O Trabalho de Conclusão de Curso O podcast como ferramenta da Educomunicação na Escola Municipal Profa Cynthia Cliquet Luciano, realizado por Larissa Moreira Duarte em 2020, conquistou o 3º lugar […]

05/04/2021

O Trabalho de Conclusão de Curso O podcast como ferramenta da Educomunicação na Escola Municipal Profa Cynthia Cliquet Luciano, realizado por Larissa Moreira Duarte em 2020, conquistou o 3º lugar no 2º Edital de Jornalismo de Educação.

O concurso promovido pela JEDUCA (Associação de Jornalistas de Educação), em parceria com o Itaú Social, recebeu a inscrição de 105 TCCs de 21 estados do Brasil

O trabalho desenvolvido no curso de Jornalismo do Módulo teve como objetivo apresentar e desenvolver um podcast que pudesse ser um espaço para expressão de estudantes do Ensino Fundamental II em uma escola pública na cidade de São Sebastião-SP.

Inspiração em projeto do Módulo

Larissa conta que a ideia para seu trabalho surgiu da sua história com a educação. Aos 13 anos, ela também participou de um projeto educomunicacional na mesma escola em que o projeto foi aplicado, sendo promovido por alunos e professores do Centro Universitário Módulo.

Quando ingressou na faculdade, fez um estágio de dois anos na Secretaria de Educação de sua cidade, onde pode ter contato ainda maior com a área. “Todas essas vivências culminaram para que a escolha do meu trabalho fosse algo que unisse minhas grandes duas paixões: jornalismo e educação.”, explica Larissa.

Desafios e sonho realizado

Ela conta também sobre as dificuldades enfrentadas. “Foi muito desafiador. Estávamos no início da pandemia e com tudo fechado não seria possível aplicar o projeto presencialmente. Mesmo assim eu sabia que não poderia fazer outra coisa e por isso adaptei para o formato online, enfrentando problemas como conexão da internet e falta de equipamentos e local apropriado para as gravações.”

Por fim Larissa fala sobre o resultado final. “Todo o esforço com certeza valeu a pena. Não era apenas um trabalho, mas a realização de um sonho que me acompanhava há muitos anos. Sou muito grata ao empenho dos alunos e ao apoio de todos aqueles que me ajudaram.”

O CynthiaCast está disponível em diversas plataformas digitais!
Acesse aqui a página do projeto no Spotify.