Encerramento do Programa de Residência Pedagógica é marcado por sucesso e aprendizado

Confira detalhes das atividades

24/04/2024

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) encerrou seu triênio 2022-2024 com uma série de atividades que evidenciaram o compromisso com a formação de qualidade para futuros professores.

O projeto, estabelecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo principal fortalecer laços entre instituições de ensino superior (IES) e escolas públicas, promovendo uma formação teórico-prática robusta para os estudantes de licenciatura.

O projeto institucional da Cruzeiro do Sul, intitulado “Processos Formativos: compromisso com a equidade, inclusão social e qualidade do ensino“, abrangeu áreas fundamentais como Educação Física, Letras e Pedagogia.

Durante 18 meses, de outubro de 2022 a março de 2024, o projeto contou com a participação do Coordenador institucional; 5 docentes orientadores da IES, sendo 5 bolsistas e 1 voluntário; 15 preceptores, professores da rede pública de ensino, atuando como bolsistas e 94 residentes bolsistas, estudantes de licenciatura que participaram ativamente do programa, incluindo substituições ao longo do projeto.

Além disso, o programa estabeleceu parcerias com 12 escolas públicas da zona leste de São Paulo, onde os residentes realizaram seus estágios, desenvolvendo projetos nas áreas de Pedagogia, Educação Física e Letras.