Docentes e alunos do Centro Universitário Módulo realizarão trabalho voluntário no Projeto Rondon 2022

Projeto tem como objetivo desenvolver a consciência ambiental e capacitar profissionalmente moradores de comunidades do Brasil; De 27 de janeiro até 12 de fevereiro, estudantes aproveitarão período de férias para […]

10/01/2022

De 27 de janeiro até 12 de fevereiro, estudantes aproveitarão período de férias para realizar voluntariado.

O Centro Universitário Módulo, instituição que pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, participará entre os dias 27 de janeiro e 12 de fevereiro da Operação Rondon das Gerais, em Minas Gerais. A iniciativa faz parte do Projeto Rondon do Governo Federal, que seleciona instituições de Ensino Superior do Brasil para participarem de ações extensionistas de inclusão social e desenvolvimento sustentável em comunidades por onde passa no país.

A Operação terá como sede a cidade Montes Claros, atendendo 12 municípios da região. Selecionado pela segunda vez para ação, o Centro Universitário Módulo participará com oito alunos sob orientação da Profa. Ma.  Tcharla Bragantin, coordenadora do curso de Administração do Módulo e da equipe B que irá à Operação, e do Prof. Robson Martin, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo. Eles atuarão nas zonas urbana e rural de Engenheiro Navarro, desenvolvendo atividades planejadas para trazer benefícios permanentes para as comunidades locais, principalmente as relacionadas a melhoria do bem-estar social, com capacitações diversas em gestão empreendedora e cidadania.

Entre as atividades que serão executadas pelo Módulo estão: oficina para servidores municipais sobre INSS; oficina de Comunicação Comunitária para orientar a população geral; oficina para aposentados dos meios urbano e rural sobre os benefícios previdenciários; empreendedorismo: apresentação do MEI e benefícios; oficina de gestão de pequenos negócios; feira cultural e de agricultura familiar; orientações sobre o uso da internet para fomentar negócios. Terá também uma caminhada de conscientização ambiental e reciclagem.

Para Tcharla Bragantin, o projeto proporciona a troca de saberes entre a comunidade e os estudantes por meio de vivências, contato com histórias e culturas diferentes. “O nosso objetivo é promover atividades ligadas a geração de renda, o desenvolvimento sustentável da região, além da capacitação nas áreas de ciência, tecnologia e comunicação. O Projeto Rondon não é apenas uma extensão universitária, é de fato uma lição de vida e de cidadania para quem participa”, conclui.

O Projeto

O local escolhido pelo Ministério da Defesa para a ação do Centro Universitário Módulo foi o município de Engenheiro Navarro, localizado em Minas Gerais. O trabalho será feito em parceria com a FAMINAS. Durante o mês de outubro, a professora Tcharla Bragantin visitou o local para identificar as principais demandas da comunidade. A partir dos dados coletados, aprimorou o projeto coletivamente com os alunos Amanda Fernandes Coelho de Carvalho, do 6° semestre Ciências Contábeis, Taciany Oliveira de Souza Viscaino, do 9° semestre Arquitetura e Urbanismo, João Vitor Maia de Abreu, do 4° semestre Ciências Contábeis, Natacha Van Sebroeck do Prado, do 8° semestre Arquitetura e Urbanismo, Larissa Lima Pereira da Silva, do 6° semestre Enfermagem, Rodrigo Cubas Dalla Vecchia, do 9° semestre Arquitetura e Urbanismo, Lais Cavalcante de Lima, do 8° semestre Engenharia Civil, e Emerson Alan dos Santos Modesto, do 6° semestre Administração. Todos passaram por uma seleção para participar no projeto.

Participarão do Projeto Rondon 2022 cerca de 250 estudantes e professores universitários, que trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades. Os participantes serão recebidos no 55º Batalhão de Infantaria do Exército, Organização Militar que irá apoiar a Operação no município.

A iniciativa envolve o Ministério da Defesa, por meio da Coordenação-Geral do Projeto Rondon, o governo de Minas Gerais, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e o 55º Batalhão de Infantaria do Exército. O propósito é contribuir com o desenvolvimento da cidadania, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social, a redução de desigualdades regionais e o fortalecimento da Soberania Nacional, tornando-se um instrumento eficaz na promoção do desenvolvimento sustentável e na capacitação da população dos municípios atendidos.