Visita à Alcatrazes: muito conhecimento para os alunos de Ciências Biológicas!

Abril 2018

No dia 8/4, os alunos de Ciências Biológicas do Módulo visitaram o Arquipélago de Alcatrazes acompanhados pelos professores Fernando Freitas, Karina Sarilho e Luciana Colacio.

Durante a visita — monitorada pelo ICMBio e pela Marinha do Brasil, tendo o apoio da escola de mergulho Colonial Diver — os alunos registraram a grande diversidade de peixes e observaram os ninhais de aves marinhas, além de conhecerem as regras de visitação que constam no plano de manejo.

Os registros produzidos serão utilizados para uma série de atividades em sala de aula. Para o Prof. Fernando Freitas “essa visita técnica permitiu que os alunos compreendessem a importância de manter o local como uma unidade de conservação”.

>>Confira mais fotos aqui!

Já o analista ambiental do ICMBio que acompanhou o grupo, Geraldo de França Ottoni Neto, mencionou que “faz parte do trabalho do Núcleo de Gestão Integrada do Arquipélago de Alcatrazes esse tipo de atividade de educação ambiental; e que os visitantes são os replicadores das informações apresentadas nas visitas, incluindo o papel ecológico do local”.

Desde o decreto que tornou o arquipélago um Refúgio de Vida Silvestre, este foi o primeiro grupo universitário que realizou uma visita com foco educacional. Atualmente, o ICMBio tem trabalhado para a formação de monitores e das operadoras de mergulho e passeios para em breve iniciar as visitações públicas à Alcatrazes.