Um novo olhar para as licenciaturas no Litoral Norte com os projetos CAPES

dezembro 2018

Em setembro de 2018, tiveram início no MÓDULO, os projetos CAPES – PIBID e de RESIDENCIA PEDAGÓGICA, que hoje já se encontram em sua segunda etapa, que é de ambientação dos graduandos nas escolas.

O que se pode observar, é que os alunos dos cursos de Pedagogia e de Educação Física que participam dos projetos, além de terem obtido melhoria dos conhecimentos técnicos e profissionais e de os ganhos terem sido muitos, a maioria tem mostrado um grande entusiasmado com a próxima etapa que se iniciará no retorno das férias escolares no início de 2019.

O projeto visa dar maior qualidade na formação do futuro docente, além de estimular maior integração entre o ensino e a pesquisa, de modo a compreender a prática educativa como campo de pesquisa educacional e de transformação do conhecimento. Além disso, também tem como objetivo aproximar as diferentes instâncias de educação da região.

Participam desta importante iniciativa, respondendo pelo Centro Universitário Módulo, a Profa. Dra. Divina de Fátima dos Santos, como Coordenadora Institucional do Residência Pedagógica, a Profa. Dra. Shirley Cabarite da Silva, Coordenadora Institucional do PIBID, o Prof. Ms. Antônio Roberto Alves Felippe, docente orientador do curso de Pedagogia e Prof. Ms Teófilo Antônio Máximo Pimenta, docente orientador de curso Educação física.

Já por parte das escolas municipais, participam os professores preceptores da residência pedagógica de pedagogia que apoiam e recebem os graduandos. São eles: Prof. Ricardo Fernandes da EMEF João Benedito Marcondes, Profa. Eliede Cardoso de Araújo da EMEF Oswaldo Ferreira, Profa. Luiza Aparecida Nascimento da EMEF Lúcio Jacinto dos Santos e os professores preceptores de educação física: Prof. Roberto Francine Junior, da EM. Padre José de Anchieta na cidade de Ubatuba, Pof. Rodolfo Pires Paterlini, da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz e o Prof. Rubens Antônio de Castro, da EMEF Profa. Antonia Antunes Arouca, do bairro de Massaguassu em Caraguatatuba.

Quanto as participantes das escolas do PIBID, temos: Profa. Inah Araujo, supervisora do PIBID na Escola Padre Anchieta, Ubatuba, Prof. Jefferson Magno Costa, na Escola Geraldo de Lima e Profa. Maria Aparecida dos Santos na Escola João Benedito Marcondes.

Em cada escola, portanto, existe um professor responsável pela aplicação do projeto que conta com dez estudantes universitários para sua implantação em cada local.

Pode se destacar que, embora o projeto esteja ainda em sua fase inicial, já é possível observar bons resultados como a mudança de comportamento dos envolvidos e a elevação da autoestima de muitos participantes que se sentem fazendo uma educação com mais qualidade em seu sentido mais amplo.

Veja abaixo vários momentos de diferentes dias, escolas e atividades ocorridas desde o início do projeto em setembro/2018: