Aconteceu no Módulo: III Seminário de Saúde e Educação – O Ela da Reabilitação

outubro 2018

Nos dias 19 e 20/10, aconteceu no Auditório do Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba, o “III Seminário de Saúde e Educação – O Ela da Reabilitação”, organizado pela Associação ACALENTO em parceria com a instituição.

A Acalento é uma associação de apoio ao desenvolvimento humano, trabalhando com a Equoterapia – Terapia do amor à vida. A associação atende e apoia pessoas com deficiência e seus familiares por meio de uma equipe multidisciplinar há 15 anos. A entidade promove a reabilitação pela Equoterapia a cerca de 150 pessoas por meio de convênio com a Prefeitura de Caraguatatuba, entidades particulares e de filantropia.

Situada na Av Miramar 6980 – Porto Novo/ Caraguatatuba-SP e funcionando de segunda à sexta: 08:00 às 17:00, a Acalento proporciona atendimento em diversas áreas como: Assistência Social, Educador Físico, Equoterapia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia e Terapia Ocupacional. A associação conta com a colaboração da: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Secretaria da Pessoa Deficiente e do Idoso (SEPEDI), Colégio Nova Geração, Conselho de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Poder Judiciário.

No seu terceiro ano consecutivo, a Acalento promoveu o conceituado Seminário, reunindo autoridades e pessoas talentosas na área da inclusão e reabilitação. Neste ano foram registradas 703 inscrições antecipadas, que foram efetuadas pelo site do evento. Os inscritos eram professores da rede municipal, alunas do curso de pedagogia e de Educação Física do Centro Universitário Módulo.

O evento teve como objetivo informar e capacitar indivíduos que direta ou indiretamente trabalham com pessoas com deficiência, com necessidades especiais ou que necessitem de apoio ao desenvolvimento. Assim, participaram do evento profissionais da área da saúde, da educação e do esporte.

A Profa. Dra. Divina de Fátima dos Santos era uma das integrantes na mesa de abertura, representando a reitora Profa. Me. Maria Antônia de Lima Ribeiro Furgeri (Figura 2). A Profa. Mda. Sandra de Fátima Faustino dos Santos participou ministrando palestra e também representando a coordenadora do Curso de Educação Física, a Profa. Me. Evanilde Muniz Silva, parceira da Associação Acalento (Figura 3).

Figura 1 – Equipe multidisciplinar da Acalento ao lado da Presidente Zenaide.

Figura 2 – Mesa de abertura do Evento. Presença da Dra. Divina.

Figura 3 – Profa. Sandra de Fátima, ministrando palestra. Tema: da teoria as práticas pedagógicas. Sensibilização e Humanização.