Saiba porque a biomedicina é uma das profissões atuais mais promissoras

Março 2019

A Biomedicina é uma profissão que combina biologia humana e a medicina em uma única área e ainda vai além.

Com um campo amplo de atuação, o biomédico é quem analisa por exemplo, as reações do corpo humano, quando em contato com substâncias que em uma hipótese, poderiam ter contaminado a água de uma cidade. O que pode muito bem parecer uma cena de algum filme de ficção, pode ser também mais um dia na rotina de um biomédico, empenhado em descobrir o que estaria afetando a saúde das pessoas.

E isso é apenas um exemplo entre muitos.

Tudo o que envolve análises clínicas e toxicológicas, células-tronco, biologia molecular, oncologia molecular, análise por imagem, ambientais, reprodução humana assistida, genética, bioengenharia, saúde pública, entre outras, passa pela competência de quem trabalha com biomedicina.

Entre as muitas áreas que um biomédico pode atuar, existem algumas que são suas principais funções. Estão entre elas: o isolamento, a identificação, a classificação e o estudo dos microrganismos causadores de doenças, assim como a pesquisa de novos medicamentos, vacinas e novas formas de tratamento.  Além, claro, da atuação em análises clínicas, área essencial para dar apoio diagnóstico no tratamento efetivo de pacientes.

Mercado de trabalho em Biomedicina

Em Biomedicina, o biomédico tem 35 áreas diferentes a sua disposição para atuar. Seja na iniciativa privada ou na pública, o mercado de trabalho para quem se forma em nessa área é bem farto. É possível ocupar cargos de coordenação, chefia, perícia, direção, supervisão e auditoria em clínicas, hospitais, laboratórios, institutos, órgãos públicos de saúde e de vigilância sanitária, assim como em indústrias química e farmacêutica.

A maior parte das vagas no mercado de trabalho hoje, ainda se concentram nas áreas de análises clínicas e de diagnóstico de imagens, porém, cada vez mais vem aumentando o número de posições para trabalhar em indústrias farmacêuticas, onde o profissional irá auxiliar na pesquisa de novos medicamentos e outros produtos médicos de interesse social.

Outras áreas que tem se mostrado promissoras para o biomédico, são áreas como a citopatologia, toxicologia, reprodução humana, oncologia e em clínicas especializadas em quimioterapia, além do aumento da procura nas áreas de criminalística e da biomedicina estética.

No Estado de São Paulo, a remuneração média do Biomédico é de R$ 3.000,00 para 40 horas semanais. Mas isso pode variar, pois irá depender da área de atuação e da carga horária trabalhada. Se for acrescentado fatores como, o porte das empresas, área de atuação (segmentação dentro da área) e cargo exercido, o salário do biomédico no Estado de São Paulo pode variar de R$ 2.500,00 até R$5.700,00.

O curso de Biomedicina

Você sabia que disciplinas como: Genética Humana, Bacteriologia Clínica e Biomedicina Estética, fazem parte de um curso de Biomedicina?

Disciplinas, que no Módulo, você irá aprender com a vantagem de ter um corpo docente qualificado de mestres e doutores atuantes no mercado, que possuem uma sólida fundamentação teórica, além de contar com uma estrutura de laboratórios didáticos, modernos e bem equipados, onde acontece a perfeita integração entre teoria e prática para que você possa se tornar um biomédico qualificado.

Viu como fazer biomedicina, principalmente pelo Módulo é uma ótima escolha? Então se inscreva no nosso curso e coloque seus sonhos e objetivos em prática!