Módulo promove Roda de Contação de Histórias em Atividade Interdisciplinar

outubro 2018

Aconteceu no dia 03/10, na praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba, “A grande Roda de Contação de histórias”, uma atividade interdisciplinar envolvendo Artes, História e Geografia. O evento contou com a coordenação do Prof. Dr. Fernando Ayres e da Profa. Ms. Sandra de Fátima Faustino dos Santos e com o apoio do coordenador Pedagógico Prof. Ms. Antonio Roberto Felipe e um grande público.

Figura 1 – Público participante na Praça do Caiçara.

Com o dever de respeitar a missão da nossa IES, ou seja, a de criar oportunidades de aprendizagem e novas experiências educacionais, bem como de oportunizar aos discentes a importância da interdisciplinaridade disciplinar, essa proposta visa a otimização de resultados onde os conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas devem caminhar juntos.

A sensibilidade é o elemento pulsante para atuar na educação, dessa forma, os alunos estarão realizando um laboratório prático (Figura 2) de atividades de Arte, parte integrante e importante da História e da Geografia, num local que respira arte e cultura, acompanhados dos docentes: Prof Fernando e Profa. Sandra.

Figura 2 – Início das apresentações no palco ao ar livre da praça.

Contando com a ajuda de convidados especiais (Figura 3) para análises das apresentações como a Profa. Ms. Camila Pimental Machado Gonçalves – Psicopedagoga e Psicomotricista e Rita Brugnerotti – Atriz, Arte-educadora, Contadoras de histórias. O evento foi mediado pelo Prof. Felipe Leite Magalhães Daniel –  docente de Educação Física, Coordenador dos projetos da área de esportes adaptados e atualmente diretor das oficinas Culturais da FUNDACC.

Figura 3 – Os professores responsáveis, o mediador entre as analistas das apresentações.

Os objetivos da atividade interdisciplinar foram:

• Realizar as atividades, promovendo interação pedagógica, treinamento e prática na Arte de Contar História na Educação.
  • Conhecer e utilizar os suportes (matérias) que auxiliam na tarefa e na arte de contação de histórias.
  • Realizar a apresentação do seminário num ambiente diferenciado, inter-relacionado com a contação de histórias, buscando a interdisciplinaridade entre as disciplinas e discutindo os ajustes e as adaptações nas áreas História e de Geografia.
  • Proporcionar um laboratório para os graduandos de Pedagogia poderem experimentar a real situação dos eventos no espaço escolar com público diferenciado, ou seja, além dos seus futuros alunos.

A partir do estudo, pesquisa e elaboração dos suportes de contar história, os alunos escolheram seu “suporte” e investiram criatividade, emoção e muito talento. Somaram dezenove apresentações mostrando os diferentes suportes na arte de contar história na educação infantil. Desde o tradicional avental, caixa, baú a mala até elementos inusitados que arrancaram risos e muito aplauso do público tais como a bicicleta e o carrinho de mão.

Além de um entretenimento popular e uma oportunidade de prática pública, foi uma aula externa, empolgante, animada, rica em cultura conhecimento e cidadania, partilhada com alunos, familiares e o público em geral.

Confira mais algumas imagens da apresentação e da apreciação pública: