Notícias

Oficina inclusiva para os professores da Fass e Módulo


29
Janeiro 2019

No dia 24 de janeiro os professores do Módulo e da Fass, participaram da OFICINA DA INCLUSÃO, que faz parte de uma série de atividades que vem ocorrendo desde o começo de 2019 com o intuito de melhorar a capacitação dos professores por meio de treinamentos para melhor atender os estudantes universitários das duas instituições de ensino no litoral norte Paulista.

A oficina foi coordenada pelas professoras Enaida Rodrigues Gomes, Evanilde Muniz Silva, Luciana Ribeiro Farias, Sandra de Fatima Faustino dos Santos Silva e Divina de Fatima dos Santos, que também é a psicóloga e responsável pelo atendimento dos alunos pelo NAPP (Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico de ambas as instituições).

Como as professoras que comandaram as atividades, são especialistas no tema tratado, o encontro foi produtivo e descontraído, onde foram aplicados diferentes recursos que ajudaram no envolvimento, aprofundando os participantes nas atividades em cada uma das etapas da oficina.

Foram utilizadas aulas teóricas, vídeos, músicas, jogos e brincadeiras, a fim de favorecer e promover momentos de reflexão, além de despertar certa sensibilização nos profissionais frente à complexidade que é a abrangência da prática da inclusão. Principalmente dentro de uma Instituição de Ensino de Nível Superior.   Durante o encontro, as professoras procuraram passar que só se é possível incluir e conviver com as diferenças individuais de maneira respeitosa e democrática, na medida em que entendemos o significado estrutural da “Declaração Universal do Direitos Humanos”.

Por isso, todos os professores foram convidados a conhecer um pouco mais sobre a Declaração de Salamanca (1994), uma importante resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que trata dos princípios, política e prática em educação especial.

Para finalizar, uma das principais mensagens transmitida na oficina foi a necessidade de fazer os professores universitários desenvolverem um olhar mais apurado, além de abordar uma prática acadêmica diferenciada e verdadeiramente inclusiva.

Veja fotos do evento, tiradas por Antonio Roberto Alves Felippe: