Módulo recebe I Mostra Módulo de Produção CAPES, PIBID e Residência Pedagógica

novembro 2019

Ocorreu no Centro Universitário Módulo, entre os dias 21 e 31 de outubro deste ano, a exposição dos trabalhos acadêmicos produzidos pelos alunos da instituição e que foram realizados no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do programa de Residência Pedagógica nas subáreas Educação Física e Pedagogia.

A exposição, instalada no hall de entrada do Bloco 1, contou com projetos de temas variados e trouxe práticas educacionais que vêm sendo desenvolvidas com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em escolas públicas, tanto na cidade de Caraguatatuba quanto em Ubatuba, ambas no litoral Norte de São Paulo.

O evento proporcionou muita alegria aos estudantes, que aproveitaram a ocasião para divulgar a importância do trabalho que estão realizando na região, seus impactos e a revolução no ensino ao torná-lo mais estimulante para os aprendizes. Eles tiveram a oportunidade de explicar aos presentes como funciona a relação entre teoria e prática e de que maneira ampliaram significativamente o aprendizado de crianças nas escolas municipais aplicando interativamente os conceitos teóricos estudados em sala de aula.

Já os universitários do Módulo que participaram dessa exposição também puderam constatar e compreender melhor os assuntos abordados pelos seus colegas, de modo que se sentiram estimulados a ingressarem em futuras pesquisas acadêmicas na instituição.

Os estudantes que já haviam exibido seus trabalhos em São Paulo tiveram a oportunidade de apresentar as produções tanto para a comunidade acadêmica, quanto para o público local.

A produção de artigos, em que são relatadas as experiências práticas obtidas pelos estudantes, e suas orgulhosas exibições são elementos fundamentais para pavimentar a formação de futuros profissionais da educação.

Além de divulgar os cursos superiores oferecidos pela instituição, a mostra foi importante para disseminar o conhecimento acadêmico na esfera municipal, atraindo a atenção da comunidade para a educação superior de qualidade que é oferecida pelo Módulo.

A exposição das pesquisas acadêmicas também ocorrerá nas escolas participantes do projeto tanto em Caraguatatuba quanto em Ubatuba. Vale lembrar que em todas as escolas participantes do projeto existe o acompanhamento de um professor local que faz a supervisão e orientação in loco dos universitários, o que dinamiza ainda mais a atividade.

No Centro Universitário Módulo, os professores que acompanham e orientam os alunos em todas as etapas desse importante projeto são os professores Dra. Divina de Fátima dos Santos, Dra. Shirley Cabarite, Ms. Antônio Roberto Alves Felippe e Ms. Teófilo Antônio Máximo Pimenta.