Módulo realiza mesa redonda sobre Arte-educação

Maio 2018

No dia 23/5, no auditório do centro Universitário Módulo de Caraguatatuba –SP, aconteceu uma mesa redonda, cuja o tema foi: “Arte-educação! Democratização das possibilidades educacionais para um contexto educacional mais inclusivo”. O evento idealizado pela Profª Mda. Sandra de Fátima F. Santos. A mediação foi realizada pelo Profº Dr. Fernando Martins Ayres, com a colaboração da Profª Dra. Divina de Fátima dos Santos, com a participação do coordenador Pedagógico Profº Ms. Antonio Roberto Felipe.

O teatro é uma ferramenta didática-pedagogia que contribui para o processo de formação dos alunos, aliando função integradora e dando oportunidade para que os envolvidos se apropriem crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade, mediante trocas com os seus grupos. Valendo-se desta assertiva e considerando que no curso de pedagogia as turmas B e C, do 2º e 3º semestres têm em sua grade curricular as disciplina FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE ARTE E DE MÚSICA I e a turma B, do 4º e 5º semestre, a disciplina de EDUCAÇÃO INCLUSIVA, nada mais justo que proporcionar aos nossos alunos intervenções pedagógicas que possam enriquecer o repertório cultural e formativo, bem como, possibilitar vias de acesso às suas futuras práticas profissionais, conhecendo e prestigiando repertórios cênicos que contemplem os alunos da educação especial ou inclusiva.

Portanto, a exibição da dramaturgia: “O zum, zunzum da inclusão”, aliado à mesa redonda mediada por profissionais da área, contribuiu para criar expectativas positivas com a futura prática profissional, esclarecendo dúvidas, informando e formando, utilizando das linguagens artística (dança, música, teatro), como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, promovendo interação, socialização, treinamento e pratica na área, voltada ao atendimento dos alunos especiais consolidando um processo verdadeiramente de inclusão educacional.

Ao final da exibição da Dramaturgia, a Profª Drª Divina, bem como a convidada Camila Pimentel, homenagearam as atrizes Marina Franco e Luciana Bento, carinhosamente convidadas para prestigiar o evento e dar seu testemunho. O público ficou emocionado com a carisma capacidade artística e talento destas atrizes com síndrome de Down. O elenco era composto de 30 alunos-atores, cego, surdo, cadeirantes e com Deficiência Intelectual-DI.

Foto: Tatiane O. Ramos (aluna do 6º Sem. Pedag.) Fala do Coordenador Pedagógico Profº Ms. Antonio R. Felipe.

Foto: Tatiane O. Ramos. Participação de 200 alunos do Curso de Pedagogia

Foto: Tatiane O. Ramos. 1- Cristina Fernandes das Neves- bailarina, coreógrafa. 2- Profª Drª Divina de Fátima Santos- psicóloga e docente do Centro Um. Módulo. 3-Prof.ª Profª Mda. Sandra, de Fátima Faustino dos Santos- Arte-educadora e docente do Centro Um. Módulo. 4-Prof.ª Camila Pimental Machado Gonçalves- Psicopedagoga e Psicomotricista,. 5- Samara Santos Silva- Atriz.

Foto: Tatiane O. Ramos. A equipe de organização e acolhida formada por alunos do curso de pedagogia se empenharam na preparação do ambiente, proporcionando um ambiente agradável e acolhedor.

Foto: Tatiane O. Ramos. Profª Mda. Sandra de Fátima F. Santos, explicando sobre o espetáculo teatral: “O ZUM, ZUNZUM DA INCLUSÃO!