Módulo participa do Dia Mundial de Segurança do Paciente

outubro 2019

No dia 17/09 os alunos do 5º, 6º e 8º semestres do curso de Enfermagem do Centro Universitário Módulo, participaram juntamente com a Profa. Dra. Paula Corrêa da Silva, supervisora do projeto de extensão “Brincando no Hospital” do Dia Mundial da Segurança do Paciente na Casa de Saúde Stella Maris (CSSM).

Os envolvidos utilizaram os brinquedos terapêuticos, como a caixa musical, a garrafa da fantasia, jogo da memória, o dominó temático, entre outros, desenvolvidos pelos mesmos em oficinas no Módulo, em um teatro com fantoche e música com as crianças internadas no setor de pediatria.

Segundo a supervisora Profa. Dra. Paula Corrêa da Silva, a devolutiva da atividade foi ótima, pois ver o sorriso no rosto de cada criança que se encontrava hospitalizada, foi extremamente gratificante. “Todo o acolhimento dos profissionais do hospital, dos pais, das crianças e o envolvimento e dedicação que os alunos apresentaram, faz pensar que tudo vale a pena. Enfermagem com amor e por amor”, completou a Profa. Dra. Paula.

Saiba mais informações do projeto:

O que é o brinquedo terapêutico?

O brinquedo terapêutico constitui-se num brinquedo estruturado para a criança aliviar a ansiedade gerada por experiências atípicas de sua idade, que costumam ser ameaçadoras e requerem mais do que recreação, para resolver a ansiedade associada, devendo ser usado sempre que ela tiver dificuldade em compreender e lidar com a experiência (STEELE, 1981). Seu objetivo é dar à enfermeira uma melhor compreensão das necessidades da criança e também auxiliar no preparo da criança para procedimentos terapêuticos, assim como permitir que ela descarregue sua tensão após os mesmos (BARTON, 1969; CLATWORTH,1978; GREEN, 1979).

Quais são os objetivos do projeto?

A proposta tem como objetivo fazer com que os alunos possam interagir com as crianças hospitalizadas, com empatia, refletindo a importância da humanização na assistência de enfermagem. E então, a partir dessa interação, possam surgir pesquisas científicas com os resultados provenientes dessa intervenção.