Módulo faz parceria com a APAE em projeto ligado a afetividade

agosto 2019

Sob coordenação da Profa. Ms.Sandra de Fátima F. Santos (arte-educadora) e da Profa. Dra. Divina de Fátima Santos (psicóloga), o Centro universitário Módulo abre uma nova parceria com a renomada instituição de educação especial, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caraguatatuba, que conta com o apoio da Reitora Profa. Maria Antônia de Lima Furgeri e aceite da presidente da instituição Srª Sônia Maria Vitor.

O Módulo dará apoio ao idosos e familiares dos mesmos, por meio de terapias que se utilizam de exercícios, técnicas, dinâmicas e terapia de grupo, com o intuito de estimular a afetividade, ativando certos sentimentos.

O projeto batizado como: Afetividades – Projeto “ Bem me quer! ”, além idealizado, é coordenado pelas professoras Sandra e Divina, tendo como público alvo os familiares dos alunos, sendo eles, pais, mães ou outros membros familiares responsáveis pelo aluno apaeano.

O nome Afetividade foi escolhido, por ser um sentimento que funciona como uma válvula que impulsiona para outros sentimentos frutíferos, modificando comportamentos e consequente situações. A afetividade torna compreensível eventos aparentemente incompreensíveis e sem soluções.  A presença ou ausência do afeto, determina a forma com que o indivíduo é, sua autoestima, sua segurança e determinação. E nesse caso, a psicologia e suas diversas atuações, podem ser um caminho para melhor compreender e explicar a afetividade nestes processos.

A afetividade pode ainda facilitar aprendizagens, juntamente com o desenvolvimento cognitivo, independentemente da faixa etária. Além disso, quando se dá “voz” e se tem consciência da própria afetividade, ela pode favorecer e renovar as nossas emoções bem como a esperança.

Para mães e cuidadores dos filhos com alguma necessidade especial, nada mais justo que alimentar a afetividade com exercícios, técnicas, dinâmicas e muito aprendizado por meio de terapia de grupo, se conhecendo e se amando, favorecendo a elevação da autoestima para melhor ajudar o próximo.

Desta maneira, com estes encontros regado à emoção, o Projeto Afetividades – “ Bem me quer! ”, tem como objetivo atingir à afetividade da seguinte forma:

• Suavizar o modo como as pessoas visualizam o mundo e sua manifestação;
  • Proporcionar a experiência da alegria com o apoio dos exercícios dirigidos;
  • Reavivar sentimentos, desejos, interesses, valores e emoções;
  • Refletir temas relevantes no contexto da saúde e educação dos filhos especiais.
  • Trabalhar a arte terapia por meio do canto, dança, poesia e arte-cênica.
  • Produzir um espetáculo para a culminância do projeto.

Os encontros acontecem toda quinta-feira das 14h30m às 16h, nas dependências da APAE e também teremos alguns encontros na praça em frente ao teatro Municipal, na praia, na Praça Caiçara e praça de eventos entre outros, conforme a programação e necessidade dos temas desenvolvidos. A abertura oficial do projeto aconteceu no dia 27/06/19 e seu encerramento está previsto para 5/12/19 em que também, acontecerá a reunião de avaliação das ações e resultados da dinâmica das Afetividades – Projeto “ Bem me quer!

Psicóloga Drª Divina de Fátima, Profª Ms Sandra de Fátima, assistente social Srª Renata Cristiane de Souza, Presidente da APAE Srª Sônia Maria Vitor.

Cristine Souza dos Santos Rocha diretora da APAE. Assistente social, Renata. Presidente D. Sônia. Drª Divina psicóloga Centro Universitário Módulo. Mães e pães participantes do projeto.

As mães e pais apaeanos, assistente social, Diretora e a presidente.

Profª Ms Sandra Fátima conduzindo uma das dinâmicas do projeto.