Notícias

Módulo apresenta na XXIII Kizomba o projeto “Afetividades” parceria com APAE


02
dezembro 2019

O projeto “Afetividades” desenvolvido pelo grupo “Bem Me Quer”, foi resultado de uma parceria do Centro Universitário Módulo e a Associação de Pais e Mestres dos Excepcionais – APAE de Caraguatatuba, sendo coordenado pela Profa. Me. Sandra Santos (arte-educadora) e Dra. Divina Santos (psicóloga) ambas do Módulo.

O espetáculo intitulado “DANDARA – Memória Africana”, aconteceu na praça Cândido Motta centro da cidade de Caraguatatuba, na 23ª edição do Kizomba. O evento é realizado pela Organização Não Governamental Zambô do Movimento Negro em parceria com a FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, evento tradicional da comunidade afro que aconteceu no dia 20 de novembro.

A apresentação coreográfica foi uma homenagem as mulheres afrodescendentes, inspirada em Dandara, grande liderança feminina da epopeia quilombola mulher negra, bela, guerreira, obstinada por liberdade. A coreografia retrata a pós-liberdade, onde as mulheres continuaram trabalhando nas “Casas Grandes da Vida”, lavando, limpando e cozinhando; muitas refugiadas em favelas, vivendo suas mazelas. Lutando contra o preconceito e a adversidade.

Para construir o espetáculo os participantes do grupo tiveram formação em cultura afro e foram realizar um laboratório no museu Afro Brasil em São Paulo, no parque do Ibirapuera.