Notícias

Livro sobre relações triangulares conta com participação de docente do Módulo


20
setembro 2019

O artigo “avós, filhos e netos – um estudo sobre relações intergeracionais”, de autoria de Divina de Fátima dos Santos, docente do Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP) e da Faculdade de São Sebastião (FASS), e de Gabriela Garcia Plaza Teixeira e Renata Plaza Teixeira, integra o livro “Relações triangulares: dois é bom, três é demais?”, publicado pela Juruá Editora. O lançamento da obra ocorreu no dia 3 de setembro de 2019 na Livraria da Vila, no Jardim Paulista, em São Paulo/SP.

A professora Divina, explicou que a obra surgiu a partir de uma reflexão sobre como viver em sociedade nos tempos atuais e como as pessoas se relacionam entre seus graus de parentesco. De acordo com ela, a linguagem é acessível e permite aos estudantes elucidarem conceitos, fornecendo também ao leitor leigo a compreensão da dinâmica familiar com exemplos do cotidiano.

Entre os temas do livro estão: família e relações familiares, casamento intercultural, temática do casamento, bullying escolar e seus motivos, o nascimento dos filhos, trans-geracionalidade e depressão, crianças em terapia, família e escola, entre outros abordados nos capítulos. A temática do artigo do qual a docente do Módulo participou, aborda questões referentes às relações vivenciadas entre gerações. “Trata-se de como se dá a relação entre avós, filhos e netos, gerações que coabitam, dividem, se educam, reeducam, trocam experiências entre si no meio interno e externo”, disse Divina.

O artigo da professora é encontrado no 39º capítulo e contém 22 páginas. Todas autoras do livro fazem parte de um grupo de pesquisa de famílias, da PUC/SP, sob orientação da professora Ceneide Cerveny. Para a produção dos textos, as autoras desenvolveram pesquisas sobre triangulações familiares. “O tema é contínuo, com diversas perspectivas a serem abordadas”, completou a docente.

Saiba mais sobre a autora

 

Divina de Fátima dos Santos é doutora em psicologia clínica (2015) e mestre em gerontologia social (2010) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC/SP). Tem graduação em pedagogia pela faculdade de educação da PUC/SP na habilitação administração escolar (2007) e em orientação educacional pela Universidade Paulista (1992) e graduação em psicologia clínica pela Universidade Paulista (1996). A docente tem ainda especialização em psicodrama (2002) e em psicopedagogia (2005) pela PUC/SP. Atualmente, Divina é professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba (SP), e da Faculdade São Sebastião (FASS), onde coordena o núcleo de apoio psicológico e psicopedagógico dos alunos. A docente é colaboradora do www.portaldoenvelhecimento.org.br e do Conselho Regional de Psicologia do Vale de Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, além de desenvolver pesquisas envolvendo encontros intergeracionais, coeducação entre gerações e escrita terapêutica.

Notícia redigida por: Patrícia Pereira (aluna o 8º semestre de Jornalismo – Centro Universitário Módulo).