Docentes e alunos do Módulo participam pela 1ª vez do Projeto Rondon

agosto 2019

O Centro Universitário Módulo, participou entre os dias 12 e 28 de julho, do Projeto Rondon, iniciativa do Governo Federal que selecionou as principais instituições de Ensino Superior do Brasil para participarem de ações extensionistas de inclusão produtiva e cidadania em comunidades carentes pelo País.

O projeto proporciona a troca de saberes entre a comunidade e os estudantes, em onze munícipios do sertão do Piauí e Acre. Selecionado pela primeira vez, o Módulo contou com a participação de oito alunos e dois orientadores, a Profa. Fabiana da Silva, do curso de Engenharia de Produção e o Prof. Paulo Arruda, do curso de Jornalismo.

Foi escolhido pelo Ministério da Defesa para a ação do Módulo, o município de São José do Piauí, localizado no Estado do Piauí, trabalho esse que será feito em parceria com a PUC/RS. Durante o mês de abril, o Professor Paulo Arruda visitou o local para identificar as principais demandas da comunidade.  A partir dos dados coletados, aprimorou o projeto coletivamente com os alunos Amanda Medeiros de Oliveira, Daniel Alves Saraiva, Daniela Santos Pereira de Andrade, Ingrid da Silva Pereira, Natasha Fernandes, Maurício Ferreira Ramos Filho, Mayara Eva de Souza Paiva e Raiana Rodrigues Bitencourt, dos cursos de Arquitetura, Direito, Jornalismo, Contabilidade, Administração e Engenharia, que passaram por uma seleção e foram escolhidos para a participação no projeto.

Dentre as ações que foram desenvolvidas destacam-se: Oficina de Orientação aos Empreendedores, Oficina de Inclusão Digital: construção de Blog Participativo e a Oficina de Orientação na Construção de Bananeira (evaporização). Foram apresentados também o Programa de Microempreendedorismo Individual-MEI e serão oferecidas orientações sobre benefícios previdenciários.

No município de São José do Piauí, a equipe do Módulo participou também da operação João de Barro, que apresentou oficinas de orientação financeira, Plano Diretor, Microempreendedorismo Individual, Imposto de Renda, além de apresentações relacionadas à comunicação e o uso da internet. Entre as principais atividades, está o desenvolvimento e uma alternativa sustentável para o meio ambiente com a construção de uma fossa de bananeira.

Para a rondonista e estudante de Administração do Centro Universitário Módulo, Natasha Fernandes. “Foi uma vivência incrível, conheci pessoas, ouvi histórias e vi um mundo que não vou esquecer jamais”, relata. Já para o aluno Daniel Saraiva, do curso de Direito, “O Projeto Rondon não é apenas uma extensão universitária, é de fato uma lição de vida e de cidadania”, conclui.

Veja as fotos (créditos de @paulinhoarruda e @fabiana_matos_silva):