Veja como foi a Aula Debate: “A Grande Roda de Contação de Histórias”

outubro 2018

Aconteceu no dia 10/10, no Centro Universitário Módulo, Sala 17 do Bloco II, a Aula Debate: “A Grande Roda de Contação de Histórias”. A atividade foi destinada ao 3º e 4º semestre de Pedagogia, sob a coordenação da Profa. Me. Sandra de Fátima Faustino dos Santos e do Prof. Dr. Fernando Ayres, com o apoio do coordenador Pedagógico Prof. Me. Antonio Roberto Felipe (Figura 1).

Figura 1 – Turma B 3º e 4º semestre de Pedagogia.

O objetivo da aula debate foi dar suporte técnico para os alunos, melhorando a performance do mesmo nas atuações como contadores de história na educação infantil e do Ensino fundamental I e II. Tivemos a parceria e colaboração dos convidados especiais (Figura 2) para análise e devolutiva das apresentações realizadas pelos alunos no evento externo aula na praça.

Figura 2 – Os convidados para aula debate. Camila, Felipe e Rita.

Profa. Me. Camila Pimental Machado Gonçalves, de Psicopedagoga e Psicomotricista, uma renomada professora da rede municipal de educação, alfabetizadora de respeito que utiliza da arte nas suas práticas pedagógicas.

Rita Brugnerotti, Atriz- DRT – 29.762/SP, Arte-educadora, Contadoras de histórias oficial do Polo Cultural MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba). Professora da rede Estadual de Educação.

Prof. Esp. Felipe Leite Magalhães Daniel, Prof. de Educação Física, Coordenador dos projetos da área de esportes adaptados e diretor das oficinas Culturais da FUNDACC (Fundação Cultural de Caraguatatuba).

A aula debate proporcionou aos alunos informações relevantes do universo da arte, tais como: postura de palco, dicção, uso do microfone, cuidados na elaboração e manuseio dos suportes de contação de história, cuidados com o figurino, acessórios cênicos etc. E com ajuda da convidada Camila Pimental, os alunos refletiram sobre particularidades que devem ser consideradas na hora organizar e apresentar a contação, respeitando a faixa etária tirando o máximo proveito desta intervenção artística para consolidar o processo de aprendizagem dos alunos (Figura 3).

Figura 3- Relevantes considerações artísticas da atriz Rita Brugnerotti.

Os alunos proativos, surpreenderam a todos organizaram com carinho o coffee break em homenagem antecipada ao Dia dos Professores (Figura 4).

Figura 4 –  Homenagem aos professores e comemoração do aniversário da atriz convidada.

Figura 5 – Homenagem aos professores e comemoração do aniversário da atriz convidada.

Figura 6 – Homenagem aos professores e comemoração do aniversário da atriz convidada.