Alunos do IFSP realizam palestras na Semana Institucional Acadêmica do Módulo

outubro 2018

No dia 24/09, três estudantes dos cursos de licenciatura do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes no Módulo, campus Martim de Sá. Eles realizaram três palestras sobre educação científica abordando temas nas áreas de Astronomia, Física e Matemática.

Os alunos foram acompanhados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que orienta as atividades de extensão, ensino e pesquisa e que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. As atividades foram realizadas pelos bolsistas Rafael Honório Morais de Oliveira e Diego Bortoleto Licca, do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” e do ex-bolsista João Pereira Neto, do programa de iniciação científica com bolsa PIBIC do CNPq.

As atividades educacionais e científicas foram realizadas na Semana Institucional Acadêmica e organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com os professores Divina de Fátima dos Santos e Antonio Roberto Alves Felippe, do Módulo.

A primeira palestra foi realizada pelo licenciando em matemática João Pereira, que abordou o tema das ondas gravitacionais. A segunda foi realizada pelo licenciando em matemática Diego Licca e teve como eixo temático a ideia do Hipercubo (conhecido também como Tesserato), que é um cubo em 4 dimensões. A terceira e última palestra foi ministrada pelo licenciando em física Rafael Morais e teve como temática central a física existente nas Histórias em Quadrinhos (HQs).

Palestra de Rafael Morais no Módulo

Palestra de Diego Licca no Módulo

Palestra de João Pereira Neto no Módulo

Docentes na sala dos professores da escola Bernardino