Alunos fazem visita técnica ao Parque Zoológico de São Paulo

junho 2019

No dia 14 de maio de 2019 os alunos de diferentes cursos do Centro universitário Módulo, acompanhados pelo Prof. Dr. Franco Bonetti, coordenador dos cursos de Biomedicina e Ciências Biológicas, realizaram uma visita ao Parque Zoológico de São Paulo, com o intuito de conhecer os bastidores deste magnífico centro de proteção ambiental.

Muitas pessoas pensam que o zoológico é apenas um local de exposição de animais exóticos, entretanto, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a importância do trabalho sério realizado neste local para preservação e recuperação da fauna brasileira e em alguns casos de animais em extinção ou sob risco de extinção.

Para manter uma população de animais em cativeiro, o Zoológico conta com uma área conhecida por Divisão de Ciências Biológicas (DCB).

Acompanhados de uma bióloga que acompanhou o grupo na visita monitorada, os alunos puderam aprender nesta etapa que o objetivo desta Divisão, que compreende os setores de aves, répteis e mamíferos, é garantir o bem-estar dos animais por meio de um manejo adequado.

Outro local interessante visitado foi o Setor de Alimentação Animal, que é subdividido em três centros para manejo das dietas: Fábrica de Ração, Área de Preparo das Dietas e Biotério.

Na fábrica de ração, a produção diária é de cerca de 1500 kg, os quais são enviados como parte das dietas de animais do Zoológico e do Zoo Safári (outro parque da mesma Fundação). Atualmente a linha de produção é desenvolvida tanto para hábitos alimentares, quanto para fases de desenvolvimento dos grupos de animais que estão alocados nestes dois lugares.

Após conhecer a divisão de veterinária, o laboratório de análises clínicas, e a gestão ambiental, os alunos chegaram ao ponto alto da visita, conhecendo os bastidores do local de convivência do Tigre Branco de Bengalla.

Após o almoço, a tarde ficou livre para que cada um pudesse ter sua própria experiência e conhecer tudo mais que o Parque oferece.

Com o sucesso da visita, já foi acertada agenda para nova turma no ano que vem.