Alunos do curso de Pedagogia realizam apresentação cultural em Libras

dezembro 2019

Cento e um alunos do curso de Pedagogia realizaram no dia 13/11 apresentação cultural em Libras. A atividade foi orientada pela professora Me. Sandra de Fátima Faustino dos Santos e apresentadas para todo o Centro Universitário Módulo.

A apresentação foi resultado das ações desenvolvidas no semestre. Os alunos estudaram conceitos teóricos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que envolvem a questão cultural da pessoa surda e suas implicações linguísticas. Libras é matéria obrigatória do curso de Pedagogia, sendo de grande importância para promover a inclusão. A matriz curricular completa do curso pode ser acessada clicando aqui.

O desenvolvimento da atividade tinha por objetivo ampliar vocabulário em Libras, treinar a interpretação e refletir mediante as considerações e opinião dos surdos da comunidade local convidados para o evento. O curso de Pedagogia é um dos mais agitados, com atividades práticas, contato com alunos e trocas de experiências.

A metodologia da atividade desenvolvida pelo curso de Pedagogia compreendeu as seguintes etapas:
1ª Etapa: Atividade Teórica – durante as aulas expositivas, os alunos estudaram vocabulário de Libras específico de poema e canções, treinando e trabalhando a expressão fácil e corporal.
2ª Etapa: Atividade Prática – os alunos prepararam um figurino especial e realizaram com muita competência a apresentação no saguão do Módulo.
3ª Etapa: Devolutiva da apresentação – o jovem Phelipe Cassiano Augusto Bezerra, um surdo da comunidade local, foi recebido para dar uma devolutiva da apresentação, trocar experiências, tirar dúvidas, sanar curiosidades.

Na ocasião os alunos entregaram os portfólios, elaborados com todo o conteúdo da disciplina de Libras. Uma atividade que exigiu dos alunos, criatividade e dedicação para gerar conteúdos de qualidade.