Alunos da FASS e do MÓDULO participam do CONIC 2019 em SP

dezembro 2019

O 19º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-Semesp) ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro de 2019 na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Ao longo de dois dias, foram apresentados cerca de 2 mil trabalhos em quatro áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais; e Ciências Sociais e Aplicadas.

Apresentaram-se no CONIC 2019, os alunos pesquisadores do Programa de Bolsas de Iniciação Científica tanto do Centro Universitário Módulo de Caraguatatuba quanto da Faculdade de São Sebastião (FASS). Os docentes Franco, Tcharla, Edson, Everton, Evanilde, Odilon, Soraya, Rosana, Kathia e Edílson das duas instituições de ensino acompanharam o grupo de estudantes. As apresentações ocorreram tanto na modalidade oral, quanto em banner.

As pesquisas apresentadas eram nas áreas de Arquitetura, Administração, Biologia, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Educação Física e Pedagogia. O evento possibilitou trocas entre os participantes, estimulo a produção de conteúdo e também viabiliza a prática dos projetos apresentados pelos alunos. Segundo relatou o professor Franco Bonetti, coordenador dos cursos de Biologia e de Biomedicina do Centro Universitário Módulo:

“Hoje pude reviver uma experiência que há muito não presenciava. Um congresso científico. É muito bom ver que mesmo em um país que não sabe para onde vai, existem jovens desenvolvendo pesquisa séria em instituições privadas de diferentes portes e diferentes partes do país. Parabéns aos alunos do Centro Universitário Módulo e da Faculdade São Sebastião por defenderem brilhantemente suas pesquisas diante de avaliadores que não se fizeram de rogados em espremer o conhecimento de dentro de suas mentes. Foi acalentador, renovador e acima de tudo inspirador. É por momentos como este que há 19 anos me tornei professor. Hoje encerro meu dia com a deliciosa sensação de missão cumprida! ”

O Módulo e a FASS contam o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação que busca despertar a vocação científica mediante a participação de alunos de graduação em atividades de pesquisa, orientadas por docentes qualificados, contribuindo para a formação acadêmica e profissional do aluno. Você pode conhecer mais sobre o programa da FASS clicando aqui e do Módulo aqui.