Alunas apresentam trabalho na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

novembro 2019

Durante a manhã do dia 24/10, quinta-feira, três alunas do curso Superior em Pedagogia do Centro Universitário Módulo, estiveram presentes no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), localizado no bairro Indaiá, em Caraguatatuba, onde apresentaram um trabalho acadêmico sobre suas pesquisas, que contou com o apoio do CAPES por meio do Projeto Residência Pedagógica, durante a X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do IFSP-Caraguatatuba.

As estudantes do 6º. Semestre do curso de Pedagogia, Jamily F. Campos da Silva, Thais Andressa Antunes Batista e Vera Lúcia Pereira Guedes, desenvolvem seus trabalhos de pesquisa na área da educação matemática, que se relacionam diretamente com o objeto de estudo dos discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do IFSP. As alunas fazem parte do programa da CAPES, que estimula graduandos em formação a unirem a teoria acadêmica em atividades práticas desenvolvidas em escolas públicas do município. O tema estudado pelas pedagogas versa sobre “A importância da ludicidade no ensino de matemática”. Na escola, as alunas são supervisionadas pela professora Joseane Félix da Silva e contam também com a orientação da Profa. Dra. Divina de Fátima dos Santos, docente do curso de Pedagogia do Módulo.

Esse tipo de troca de vivências entre estudantes das duas instituições, garante aos discentes envolvidos uma preciosa oportunidade para desenvolver suas capacidades tanto intelectuais, quanto emocionais, além de ampliar o repertório científico e pedagógico, uma vez que possibilita estabelecer interrelações entre a pedagogia e a matemática, o que possibilita aplicar os conhecimentos desenvolvidos de maneira prática no contexto de sala de aula.

Os estudantes de Licenciatura em Matemática do Instituo Federal de São Paulo, campus Caraguatatuba, apreciaram muito a apresentação das alunas, que tiveram suas produções elogiadas por todos os presentes.

Vale lembrar, o quanto é importante fortalecer o vínculo entre as instituições educacionais e promover mais experiências de troca entre estudantes universitários. Isso permite tanto que ocorram aprimoramentos na formação dos futuros professores, quanto que se produza uma melhoria na educação municipal, uma vez que as crianças das escolas também são beneficiadas pelo projeto.

Fonte: Profa. Dra. Divina de Fátima dos Santos