Módulo e FASS prorrogam suporte gratuito aos contribuintes na declaração do Imposto de Renda 2022

Projeto DeclarAÇÃO realizará atendimentos presencialmente em Caraguatatuba e São Sebastião, feitos por alunos e professores dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, até dia 26 de maio; Interessados devem realizar […]

13/04/2022

Interessados devem realizar agendamento prévio pelo e-mail: keissiene.pereira@fass.edu.br

O Centro Universitário Módulo e a Faculdade São Sebastião (FASS), instituições que pertencem ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, realizarão, até dia 26 de maio, o projeto DeclarAÇÃO, serviço que auxiliará gratuitamente os contribuintes com a declaração do Imposto de Renda 2022.

Os atendimentos serão realizados presencialmente por alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração das Instituições, sob orientação dos professores.

Na FASS os atendimentos acontecerão às terças-feiras e no Módulo, às quartas e quintas-feiras, ambos das 16h às 18h30. Os interessados devem realizar agendamento prévio de dia, horário e local, pelo e-mail: keissiene.pereira@fass.edu.br. Os atendimentos serão realizados até o dia 26 de maio.

Além das atividades do projeto DeclarAÇÃO, no sábado de 28 de maio as Instituições promoverão o Plantão de Atendimento ao público, das 8h30 às 13h. Não será necessário agendamento, basta que a pessoa interessada se dirija à FASS ou ao Módulo.

“O Projeto DeclarAÇÃO tem por objetivo fazer com que o curso de Ciências Contábeis e Administração da FASS e Módulo estejam presente em atividades sociais, e, que os alunos tenham a experiência prática na execução e solução de problemas relacionados à tributação de Pessoa Física, além de ajudar as pessoas da região que nem sempre conseguem realizar a declaração sozinhas ou pagar alguém para efetuar”, enfatiza a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Módulo e da FASS, Profa. Ma. Tcharla Bragantin.

Entre os atendimentos para a comunidade em geral, as Instituições oferecerão consultoria, preenchimento e entrega do Imposto de Renda 2022, além de prestar informações sobre práticas fiscais relacionadas à Pessoa Física e ao Microempreendedor Individual (MEI).

Os atendimentos gratuitos são destinados à Pessoas Físicas que se enquadrem nos requisitos necessários de obrigatoriedade de entrega da Declaração do IRPF 2022, que poderá ser entregue até dia 31 de maio.

Para o preenchimento da declaração é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

– Informe de rendimentos de salários, aluguéis, aposentadorias, rendimentos, etc.;

– Declaração de Imposto de Renda entregue em 2021;

– CPF dos dependentes (quando houver);

– Informe de rendimentos cônjuge em caso de declaração conjunta (quando houver);

– Informe de rendimentos bancários;

– Comprovante de aquisição, venda ou propriedade de bens móveis e imóveis;

– Recibos de despesas com médicos, dentistas, hospitais, planos de saúde e educação.

Quem deve declarar?

Precisam declarar Imposto de Renda em 2022 todas as Pessoas Físicas que tiveram em 2021:

– Rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 (salários, aluguéis, aposentadoria, etc.);

– Renda superior a R$ 40.000,00 em rendimentos não tributáveis ou tributáveis na fonte (ações trabalhistas, rendimento de poupança, etc.);

– Compra e/ou venda de bens (por exemplo, imóvel), ações em bolsa de valores;

– Possuir bens acima de R$ 300.000,00.

Os contribuintes que não realizarem a entrega da Declaração estarão sujeitos ao pagamento de multa de 1% sobre o imposto devido ao mês (com valor mínimo de R$ 165,74) e máximo de 20% do imposto devido.

Projeto DeclarAÇÃO – Módulo e FASS oferecem suporte gratuito ao IR 2022

Início: 22 de março

Término: 26 de maio

Plantão de Atendimento: 28 de maio, das 8h30 às 13h, em ambas as Instituições