Docentes e alunos do Centro Universitário Módulo realizam trabalho voluntário no Projeto Rondon 2022

Projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário e contribuir com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida […]

08/07/2022

Projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário e contribuir com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando habilidades universitárias;

Até 17 de julho de 2022, estudantes aproveitarão período de férias para realizar voluntariado

O Centro Universitário Módulo, instituição pertencente ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, participa entre os dias 30 de junho e 17 de julho de 2022, do Projeto Rondon.

Neste ano, o Projeto Rondon acontecerá em Minas Gerais, em 12 municípios. Selecionado pela segunda vez para ação, o Centro Universitário Módulo participará com oito alunos sob coordenação de duas professoras, Tcharla Bragantin e Sabrina Moreno, e atuarão no município de Joaquim Felício, desenvolvendo ações planejadas para trazerem benefícios permanentes para a comunidade, principalmente as relacionadas a melhoria do bem-estar social e capacitação da gestão pública e cidadania.

Entre as atividades que serão executadas pelo Módulo estão: Oficina sobre Licitação; Oficina de orientação sobre o uso da Internet; Oficina de Orientação Previdenciária; Oficinas sobre Empreendedorismo e Gestão de Negócios; Oficina de Orientação Financeira; Oficina de Boas Práticas na Alimentação; Oficinas de Economia Criativa; Implantação de Fossa Biodigestora;  Planejamento do Turismo Sustentável e Impactos do Turismo; Oficina de Tecnologias no Ensino da Matemática; Oficinas de Conscientização Ambiental; Feira das Profissões e Projeto de Vida e Feira Cultural.

Para a professora do Módulo Tcharla Bragantin, o projeto proporciona a troca de saberes entre a comunidade e os estudantes através de vivências, contato com histórias e culturas diferentes. “O nosso objetivo é promover atividades ligadas a geração de renda, ao desenvolvimento sustentável da região, além da capacitação nas áreas de ciência, tecnologia e comunicação. O Projeto Rondon não é apenas uma extensão universitária, é de fato uma lição de vida e de cidadania para quem participa”, conclui.

O Projeto

O Centro Universitário Módulo atuará no município de Joaquim Felício, localizado em Minas Gerais. Durante o mês de outubro, a professora Tcharla Bragantin visitou o local para identificar as principais demandas da comunidade.  A partir dos dados coletados, aprimorou o projeto coletivamente com os alunos Amanda Coelho; Emerson Modesto; João Maia; Larissa Lima; Natacha Van Sebroeck; Rodrigo Cubas e Taciany Viscaino, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem e Arquitetura e Urbanismo, que passaram por uma seleção e foram escolhidos para a participação no projeto.

O Projeto tem o propósito de contribuir com o desenvolvimento da cidadania, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social, a redução de desigualdades regionais, consolidando-se como instrumento eficaz na promoção do desenvolvimento sustentável e na capacitação da população dos municípios atendidos.