A tecnologia está mudando as formas de fotografar?

Coordenadora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Módulo explica as mudanças no mundo da fotografia na atualidade O avanço tecnológico constante vem transformando também o mundo da fotografia. Atualmente, […]

23/08/2022

O avanço tecnológico constante vem transformando também o mundo da fotografia. Atualmente, com o fácil acesso das pessoas aos smartphones, tablet ou câmeras portáteis, o ato de fotografar se tornou um hábito mundial no dia a dia de todas as pessoas.

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Módulo, Profa. Dra. Bruna Briti Vieira Guimarães, os avanços tecnológicos proporcionam não só que fotógrafos, mas usuários leigos, façam boas fotografias. “Hoje em dia, a câmera dos celulares tem uma boa resolução e ferramentas semelhantes ao das câmeras profissionais, e as máquinas semiprofissionais têm preços mais acessíveis, além de não exigir muito conhecimento e técnica para usá-las. Vale destacar os inúmeros aplicativos para edição de fotos, que possibilitam resultados incríveis e entregas de fotos profissionais”.

Para Bruna, apesar de algumas pessoas verem como um fator negativo as possibilidades que a tecnologia está abrindo para o universo da fotografia, as mudanças estão ampliando as formas de fotografar.

“Conseguimos realizar com os próprios celulares os mesmos efeitos das fotografias feitas com as câmeras profissionais, como desfocar o fundo, fazer fotografias 360 graus e criar efeitos que normalmente fazíamos somente durante as edições de fotos”, cita.

Outro fator positivo destacado pela professora é que com a tecnologia, é possível manter um arquivo fotográfico em armazenamentos na nuvem, com segurança, sem perder as fotografias. Em contrapartida, hoje percebe-se que o costume de imprimir fotografias e montar álbuns já não é tão comum.

A professora ainda lembra que fotógrafos profissionais continuam usando câmeras analógicas e digitais. “Com isso, é necessário estudar cada vez mais para se destacar e não se igualar aos amadores, precisando estar sempre antenado para surpreender o mercado que está cada vez mais exigente”, pontua.