• %logo-alt%

    Faz parte de um dos mais respeitados grupos educacionais

  • %logo-alt%

    Melhor instituição de ensino superior do Vale do Paraíba, segundo o MEC

  • %logo-alt%

    Corpo docente qualificado, com ampla experiência profissional

  • %logo-alt%

    Infraestrutura de ponta destinada aos alunos e comunidade

  • %logo-alt%

    Utiliza algumas das melhores plataformas de ensino on-line

Missão

Nossa missão é compartilhar conhecimentos e experiências que modifiquem vidas.

Visão

Ser a Instituição de ensino superior de referência do Litoral Norte paulista, reconhecida pela qualidade de seus serviços educacionais e pelo seu comprometimento com o desenvolvimento regional, a valorização da cultura, do meio ambiente e da identidade caiçara.

Nossa História


Somos a maior e a mais tradicional Instituição de Ensino Superior do Litoral Norte de São Paulo. Não há mistério algum: nossas conquistas são resultado de trabalho, visão de futuro e compromisso pelo desenvolvimento humano.

  • 1988 - 1989

    Durante o dia, Colégio Módulo; no período noturno, aulas de Pedagogia. É assim que começamos, como a recém-formada Faculdade de Educação, primeira instituição de ensino superior de Caraguatatuba. A Faculdade de Educação começa a crescer, passa a se chamar Faculdade de Educação e Letras de Caraguatatuba e oferece o segundo curso de graduação: Letras - Português/Inglês.

    %imagem-alt%

    1988 - 1989

  • 1995 - 1998

    Para ampliar o campo de atuação e desenvolvimento regional, é autorizada a entrar em funcionamento a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas do Litoral Norte. Os cursos oferecidos são Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Da fusão da Faculdade de Educação e Letras de Caraguatatuba e da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas do Litoral Norte, resulta a Faculdades Integradas Módulo: nova denominação para novos rumos.

    %imagem-alt%

    1995 - 1998

  • 2000 - 2002

    Em 2000, temos o curso de Direito e uma nova área de 182 mil metros quadrados para continuarmos os planos de expansão. Em 2002, somos credenciados como Instituto Superior de Educação das Faculdades Integradas Módulo e autorizados a oferecer os cursos Normal Superior, Sistemas de Informação, Ciências Biológicas e Computação.

    %imagem-alt%

    2000

  • 2003 - 2005

    O campus Martim de Sá fica pronto em 2003, com dezenove salas de aula, infraestrutura pensada no aluno e muita disposição para ampliar a oferta dos cursos. Ciências Contábeis, Administração e Direito vão para as novas instalações. Em 2005, todo empenho é recompensado, nesse ano somos credenciados como Centro Universitário Módulo.

    %imagem-alt%

    2003 - 2005

  • 2007

    Ano em que passamos a fazer parte da Cruzeiro do Sul Educacional e se renova o potencial do trabalho desenvolvido até então. Institucionalizamos o programa de Iniciação Científica e outros projetos acadêmicos.

    %imagem-alt%

    2007

  • 2008

    Queremos crescer mais, é preciso investir R$ 4 milhões em aumento de infraestrutura física, aquisição de equipamentos pedagógicos, tecnologia e cursos novos, como Enfermagem, Engenharia de Produção e Comunicação Social (Jornalismo).

    %imagem-alt%

    2008

  • 2009

    A graduação segue evoluindo, chegam os cursos Gestão de Recursos Humanos e Petróleo e Gás (tecnológicos). Também já temos a pós-graduação lato sensu e voltamos a atenção para a renovação da biblioteca, com novo mobiliário, mais computadores, melhor acesso à internet, sala de estudos e ampliação do acervo físico e digital.

    %imagem-alt%

    2009

  • 2020

    Diante dos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, a Instituição viu a necessidade de cuidar ainda mais de seus alunos, docentes, colaboradores e comunidade externa. Esse cuidado veio através de diversas ações afirmativas para a saúde coletiva, por meio de palestras, seminários, ações de voluntariado e novas tecnologias de ensino.

    %imagem-alt%

    2020

  • 2021

    Um período marcado por investimentos em novas ferramentas, plataformas e soluções para aulas, estágio e atendimento, como Atendente Virtual Estela, Diploma Digital, Zoom, Novo BlackBoard e Trilhas Customizáveis.

    %imagem-alt%

    2021

  • Hoje

    Das nove salas compartilhadas do Colégio Módulo, onde tudo começou, hoje somos quatro unidades ocupando cerca de 30 mil metros quadrados em dois campi, Centro e Martim de Sá, em Caraguatatuba. Nossos alunos vêm de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e de cidades do Vale do Paraíba, interior de São Paulo e até sul de Minas Gerais. Participamos do crescimento regional preparando profissionais afinados com o mercado de trabalho, com ética, espírito pioneiro e respeito ao ser humano. Por isso continuamos a ser a maior e a mais tradicional Instituição de Ensino Superior do Litoral Norte de São Paulo.

    %imagem-alt%

    Hoje

Conheça o E-MEC

Já conhece o sistema que acompanha os processos de regulação da educação superior? No E-MEC você encontra uma base de dados oficiais onde é possível ver informações, por exemplo, sobre a qualidade dos nossos cursos, da Instituição e até a validade de diplomas no território nacional. Acesse agora!

Quero consultar
%imagem-principal-alt%

Indicadores de Qualidade

O reconhecimento não vem do nada: vem da união entre compromisso e muito trabalho!


%imagem-alt%

Parte de um dos maiores grupos educacionais do País

%imagem-alt%

Infraestrutura de ponta

%imagem-alt%

Instituição credenciada pelo MEC

%imagem-alt%

Corpo docente altamente qualificado

%imagem-alt%

Produção acadêmica dinâmica e vibrante

Corpo Diretivo

Conheça nossos profissionais comprometidos com a educação e a experiência em administração universitária.


  • %resumoprofissional-alt%

    Profa. Ma. Maria Antônia de Lima Ribeiro Furgeri
    Reitora

    Profa. Ma. Maria Antônia de Lima Ribeiro Furgeri

    Reitora

    Possui graduação em Pedagogia, Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Moji Mirim (1982); Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco - Itatiba (2006); Mestrado em Ciências Humanas Educação pela Universidade de Guarulhos (2000). Começou a ministrar aulas e a coordenar o curso de Pedagogia do Módulo em 1991. Foi Diretora e Supervisora de Ensino da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, em Caraguatatuba, durante os anos de 1991 a 2014. Atualmente é Reitora do Centro Universitário Módulo, onde atuou como assessora pedagógica desde 2010, e também é Diretora Acadêmica da Faculdade São Sebastião – FASS, ambas instituições do grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, ética, cidadania e administração escolar.

    Acessar Currículo Lattes

Ensino

Quando começamos no Ensino Superior, em 1988 com o curso de Pedagogia, fomos a primeira instituição de ensino superior da cidade e compartilhávamos as mesmas estruturas físicas utilizadas pelo Colégio Módulo, nem imaginávamos até onde o empreendedorismo de nossos criadores, nos levaria.

O que podemos dizer é que cada ano letivo tem sido um registro do trabalho sintonizado e bem-sucedido entre docentes, discentes, corpo diretivo e pessoal técnico-administrativo. Estão aí para comprovar os nossos cursos de graduação, as especializações, as extensões, os cursos de MBA, os técnicos e os livres, todos em plena atividade.

Todas as áreas do conhecimento humano são tratadas com muita competência e profissionalismo, por isso, tenha a certeza de que existe um curso feito especialmente para você, seja em Ciências Humanas e Educação, Exatas, Gestão e Negócios ou Saúde.

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

Pesquisa

A Pesquisa, ao lado de Ensino e Extensão, forma o tripé que sustenta o ensino superior. É o setor que materializa novos conhecimentos, oxigena as práticas científicas, responde às demandas da sociedade por tecnologia e inovação. Somos fortes nesse quesito. Investimos permanentemente em programas de incentivo.

A Iniciação Científica, por exemplo, é voltada a estudantes da graduação, programa em que eles dão os primeiros passos no pensamento teórico-metodológico e crítico-analítico que caracteriza todo pesquisador. A Iniciação à Docência trabalha com o pessoal das licenciaturas, com o intuito de desenvolver e aperfeiçoar práticas em Educação Básica.

Há também os grupos de estudos, que atuam no aprofundamento de diversas linhas de pesquisa. Afinal, o objetivo é fomentar a melhoria da qualidade da pesquisa.

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

Extensão

A Extensão, tomada em seu sentido amplo, é o terceiro pilar que, junto com Ensino e Pesquisa, formam as bases do Ensino Superior. Vista no seu sentido estrito, podemos entendê-la como o braço da instituição na comunidade, aquele setor acadêmico que promove cursos de curta duração, jornadas de profissões, palestras e semanas de cursos.

Assim também ocorre quando a Instituição de Ensino Superior se propõe a oferecer serviços de extrema importância à população, realizando a integração entre teoria e prática. É o caso dos laboratórios, núcleos e escritórios que em ações afirmativas levam serviços de excelente qualidade à população local.

Enfim, quanto mais e sociedade se desenvolve, mais evolui a Universidade, pois são atores em um processo dinâmico de estímulos e respostas às demandas em serviços e conhecimentos.

Conheça os serviços!
%imagem-principal-alt%

Internacionalização

O Módulo sem fronteiras!


Tão importante quanto estudar o que se gosta é poder agregar ainda mais valor ao curso que definirá sua profissão. E uma experiência internacional até que cairia bem ao seu currículo, não é mesmo? O Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação – EIRC foi criado  exatamente para isso: ser o articulador nas demandas relativas à Internacionalização do Módulo.

Isso significa que os professores responsáveis por esse setor estarão voltados a propor atividades relacionadas a programas de mobilidade acadêmica, ou seja, intercâmbios, e tudo que orbite o assunto, seja orientando alunos interessados em estudar no exterior, recebendo alunos de outros países que irão estudar na instituição, estabelecendo novas parcerias com universidades estrangeiras, entre outras iniciativas. Para conseguir uma bolsa de estudos no exterior, é preciso consultar o edital que regulamenta o processo seletivo.

Saiba mais!
%imagem-principal-alt%

Avaliação Institucional

Para afirmar as iniciativas que vêm dando certo e detectar os fatores que possam estar interferindo negativamente no desempenho da Instituição. De posse desses dados, temos a real dimensão das nossas atividades e conseguimos projetar ações futuras.

A Avaliação Institucional é um conjunto de processos executados por toda Instituição de Ensino Superior para monitorar as gestões acadêmica e administrativa. É uma exigência do Governo Federal desde 2004, por força da Lei nº 10.861, de 14/04/04 (que implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES).

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

A Cruzeiro do Sul Educacional

Quando o Módulo passa a integrar o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, em 2007, passa também a fazer parte de sua história empreendedora.

Em seus mais de 50 anos de atividades, a organização, cuja sede encontra-se em São Paulo, capital, vem investindo pesado na expansão e fortalecimento da sua marca, agregando instituições com presença regional forte e estratégica em várias localidades do país. Assim, atua em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Pós-graduação, com cursos presenciais e a distância. Só nessa modalidade, são mais de 1000 Polos EAD em todo o território nacional.

A cada nova aquisição, uma premissa básica é rigorosamente cumprida: preservar a identidade das instituições sem abrir mão dos princípios éticos e ideais de educação que norteiam as ações da Cruzeiro do Sul Educacional. É um profundo conhecimento de mercado que torna o grupo um dos mais representativos e eficientes no setor e gerador dos melhores indicadores acadêmicos.

Acesse o site
%imagem-principal-alt%