Vamos conhecer um pouco mais sobre o curso de Direito?

março 2017

Conhecer as leis e suas formas de aplicação, nossos direitos e deveres como cidadãos, o que uma empresa ou sociedade pode ou não pode fazer: tudo isso e muito mais faz parte de um bom curso de Direito.

Mais do que conhecimento, o curso ensina os futuros advogados a desenvolverem profundo senso crítico e reflexivo, e a consciência política e social, com capacidade para compreender a realidade do país. Os estudantes de Direito aprendem, ainda, a analisar e associar ideias, e a desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos.

Com a quantidade de leis existentes, a profissão é dividida em diversas especialidades: empresarial, civil, público, penal e áreas especiais, como propriedade industrial, ambientalista, desportivo, eletrônico e de direitos autorais, por exemplo. Por isso, a busca por profissionais especializados em cada área nunca para de crescer, fazendo do Direito uns dos cursos mais procurados do país.

Ao se formar em Direito, o profissional tem dois principais caminhos profissionais a seguir:

– Carreira jurídica: pode fazer um concurso público e ingressar na carreira de assistente judiciário, delegado de polícia, promotor, procurador, juiz e desembargador;
– Advocacia: podendo atuar em escritório próprio, de terceiros ou de empresas, nas diversas áreas do Direito (trabalhista, financeira, penal, civil, entre outras). Para atuar como advogado, é necessário ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Dentre as profissões e cargos mais disputados estão: auditor fiscal do trabalho; juiz estadual; defensor público estadual; defensor público estadual; procurador do banco central; delegado da polícia civil; agente da polícia federal; analistas dos tribunais (tribunal regional do trabalho, tribunal regional eleitoral; tribunal regional federal, ministério público da união, supremo tribunal federal; superior tribunal de justiça) e analista do INSS.

Após escolher o tão sonhado cargo, é necessário focar nos estudos. Além de estabelecer datas e horários específicos para estudos e lazer, o candidato precisa de muita leitura, motivação e perseverança.

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) disponibiliza estágio no Escritório de Assistência Jurídica (EAJ) para os alunos de Direito do Centro Universitário Módulo, onde realizam atendimentos à comunidade e juris simulados. A Instituição ainda proporciona visitas técnicas e outras atividades extraclasse. Além disso, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), os estudantes participam de conciliações realizadas no Fórum, em parceria com Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Caraguatatuba. Isso leva ao aprendizado prático e a possibilita de conhecer a realidade social do local em que vive, aplicando os conhecimentos adquiridos com ética, humanismo e responsabilidade social.

O futuro aluno de Direito, independente da área que pretende atuar, deve ter boa desenvoltura ao falar e escrever, rapidez de raciocínio, boa memória, sociabilidade e desembaraço. Além disso, precisa de disciplina e dedicação, uma vez que o curso exige muita leitura e interpretação de texto.

Duração: 10 semestres.
Clique aqui e saiba mais.

Nível: Bacharelado

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre o curso, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre a gente:

• Temos quase 30 anos de tradição e expertise no ensino;
  • Nosso corpo docente: 75% de mestres e doutores;
  • O Módulo é a maior e mais tradicional Instituição de Ensino Superior do Litoral Norte paulista;
  • Temos altíssimo nível de produção científica;
  • Somos referência em serviços oferecidos e atendimento à comunidade;
  • Participamos de diversos Programas de Bolsas e Financiamentos.

E não para por aí!

Clique aqui e veja muito mais.