Jogo Oasis Caraguatatuba aconteceu no Módulo com mobilização comunitária

novembro 2017

No período entre 18 de Setembro e 05 de outubro, ocorreu no Centro Universitário Módulo, campus Martim de Sá, o Jogo Oasis Caraguatatuba. Foram 36 horas de atividades em 6 dias durante o período noturno e 2 dias em período integral (mutirão durante o final de semana).

O jogo Oasis foi criado pelo Instituto Elos e consiste de uma ferramenta cooperativa, de uso livre, para apoio à mobilização comunitária por meio da realização de sonhos coletivos. Os materiais e conhecimentos utilizados valorizam os recursos disponíveis no local, de forma a fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade àquele território. Como plano de fundo tem-se o olhar direcionado à abundância e não à escassez e a premissa de que todo o potencial que é necessário para realizar o sonho coletivo do “melhor mundo” está disponível no momento e no local em que o Jogo Oasis é realizado.

As Lara Bueno Chiarelli Legaspe (Bióloga, docente da instituição) e Francina Buonanotte (Arquiteta, Argentina) coordenaram o Jogo, auxiliadas por Luisa Leme (Arquiteta, Piracicaba, SP), Enrica Milanese (Restauradora, Itália) e Felipe Chamas (publicitário, São Paulo – SP). Também participaram os membros da comunidade acadêmica do Centro Universitário e os moradores dos quatro municípios do litoral norte de SP. Foram utilizadas dinâmicas de autoconhecimento e de criação de afeto e coesão entre os participantes, para formar um grupo de atuação no campus Martim de Sá.

Confira algumas fotos do evento: