Afinal, o que é o Programa Institucional de Iniciação Científica?

março 2017

Você é curioso (a), investigativo (a) e gosta de saber o porquê das coisas? Se resposta é sim, a Iniciação Científica é pra você!

Se você é aluno (a) de qualquer curso de graduação e gosta muito de um tema específico, uma área do conhecimento, e quer estudar mais a fundo o assunto, na Iniciação Científica isso é possível.

Qual é o perfil que quem faz a Iniciação Científica?

O aluno deve ter dedicação, comprometimento, vontade e muita determinação nos estudos (o que consequentemente leva ao bom desempenho acadêmico).

Para o desenvolvimento do projeto, você terá que se dedicar à pesquisa de forma regular (semanalmente). São exigidas pelo menos oito horas semanais, no entanto cada projeto necessita de um número de horas para que seja concluído.

É importante que você desenvolva com seu orientador um plano de trabalho e um cronograma. Fica nossa sugestão: converse com ele sobre quantas horas da sua semana (a carga horária a ser cumprida) você terá que dedicar para que os objetivos estabelecidos no projeto sejam alcançados.

Por esses motivos, também, uma das exigências para o recebimento das bolsas é que o estudante não possua vínculo empregatício e/ou não receba qualquer tipo de salário/remuneração.

Inicicação Científica

Quais são (os muitos) benefícios da Iniciação Científica? Olha só quanta coisa boa ela traz pra você:

Te dá uma formação diferenciada, ensinando a ter mais desenvoltura pra enfrentar desafios e solucionar problemas, já que você irá lidar com situações inesperadas;

Proporciona a troca experiências com o professor – que às vezes não acontece em sala de aula. Você pode absorver ainda mais o conhecimento dele e aprender a como aplicar isso em seu dia a dia;

Te dá mais maturidade, responsabilidade, segurança para apresentar projetos e falar em público, além de comprometimento com resultados;

Você aprende a trabalhar em equipe e a conhecer e respeitar os preceitos éticos no desenvolvimento do projeto;

Há possibilidade de participação em Congressos, além da publicação de seu trabalho em revistas cientificas.

Inicicação Científica

Qual a duração e o valor da Bolsa de Iniciação Científica?

A bolsa possui a duração de um ou dois semestres, podendo ser renovada. Concedida pelo Módulo, a bolsa de estudos tem valor de R$ 280,00.

Como posso me inscrever para receber a bolsa de estudos?

As inscrições para a seleção de candidatos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Módulo, com vigência de julho/2017 a dezembro/2017 estarão abertas de 04 a 05 de maio de 2017. As inscrições deverão ser feitas na Pró-reitoria Acadêmica do Centro Universitário Módulo, localizada no campus Martim de Sá, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Serão realizados dois cursos preparatórios, um por semestre, no qual a presença do (a) bolsista (a) será obrigatória.

Mais informações sobre o Programa, consulte o Edital – AQUI, acesse a página da Iniciação (aqui) ou escreva para o e-mail iniciacao.modulo@modulo.edu.br. Para acessar a ficha de inscrição – clique aqui.